No livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, o autor Stephen Covey nos traz uma reflexão importante sobre a matriz de Eisenhower. Criada por um general americano, conhecido por ser uma pessoa altamente produtiva, a matriz te mostra onde está mais concentrado o uso da sua energia e o uso do seu tempo. E por que é importante saber disso?
No início dos meus estudos sobre a matriz há mais de 20 anos, sempre achei essa ferramenta muito subjetiva e nunca dei tanta atenção. Como o método OneLifeSprint está num estágio de maturidade avançada, quis reavaliar essa ferramenta e entender onde ela poderia somar e contribuir com minha autogestão.
Num dos meus fechamentos do meu OneLifeSprint semanal, decidi construir a matriz (abaixo). Fiquei bastante surpreso com o resultado. Mas o que ele quer dizer?
Vamos analisar cada quadrante da matriz?
- IMPORTANTE e URGENTE: se grande parte das suas horas alocadas aos seus projetos estão nesse quadrante, você está no modo bombeiro, ou seja, sempre apagando incêndios. Uma atividade importante e que hoje ela não é urgente mas você procrastina, ela se torna urgente e você tem que finaliza-la. Como você acaba fazendo na base da pressão, de última hora, isso acaba gerando um desgaste maior. Cuidado!
- IMPORTANTE e NÃO URGENTE: esse é o quadrante IDEAL. Ter tarefas importantes e dedicar boa parte do seu tempo a elas quando ainda não estão urgentes é a base da produtividade. Com isso você vai ficar no que é prioritário sem correria ou atropelo. Não procrastine para que boa parte do seu tempo esteja aqui e não vire urgente.
- NÃO IMPORTANTE e URGENTE: o que não é importante pra você, significa dizer que você pode delegar. Priorize o que é importante e delegue o que não for. E por ser urgente, cuidado para que isso não passe a ser prioridade sobre o que é importante.
- NÃO IMPORTANTE e NÃO URGENTE: se o seu foco e energia estão aqui, você pode estar desperdiçando seu tempo com coisas que não são importantes e que nem deveriam estar tomando sua atenção por não serem urgentes. Procure minimizar ao máximo gastar tempo com projetos desse quadrante.
E aí? O que achou? Ficou curioso? Em qual quadrante se encontra a maior parte dos seus projetos e que você dedica maior parte do seu tempo? Fala pra mim 👇🏽👇🏽👇🏽
Por Alércio Bressano
Deixar um comentário