Comecei a trabalhar muito cedo aos 18 anos (logo depois que me formei na escola técnica IFS e estava iniciando a universidade). Aos 23 anos, com 4 anos de profissão, já ganhava uma boa grana e morava com meus pais (ah como é bom pagar só uma conta de energia pra ajudar em casa e não ter mais despesa nenhuma). Nessa época, eu não tinha motivo nenhum para ter dívidas! E tive! Gastava bastante, não tinha noção do que entrava e saía, enfim. Cai no cheque especial, pagava juros altíssimos… E naquele momento eu tomei uma decisão: peguei um empréstimo, quitei minhas dívidas (cartão, cheque especial) e passei a controlar meu dinheiro. Fiz um curso de administração financeira de empresas e adaptei para a minha realidade. Meses depois estava com o empréstimo quitado e nunca mais tive contas em atraso (porque uma prestação a pagar a gente sempre tem. Hehehe).

18 anos depois, eu consegui aumentar a minha reserva financeira em quase 100x (uau!) e consegui comprar uma casa na praia à vista! Qual o segredo? Vou falar a seguir minhas 4 dicas de ouro:

  1. Faça um orçamento mensal: no OneLifeSprint, criei uma ferramenta chamada JANELA DO DINHEIRO, onde definimos o quanto iremos gastar em cada grupo de despesa, sendo cada um categorizado em fixo, variável e reserva (saber isso com detalhes é tema de outro post);
  2. Aponte todas as entradas e saídas: no OneLifeSprint temos mais uma ferramenta chamada Fluxo de Caixa, essa não tem muita novidade. É realmente um fluxo de caixa padrão pra registrar as entradas e saídas;
  3. Atualize o saldo parcial e controle o consumo do orçado: ao apontar as entradas e saídas no mínimo 1x por semana, confira se o que você tem no banco + em carteira confere com o saldo final do fluxo de caixa no dia. Isso permite que você tenha segurança de que os dados registrados estão corretos. Além disso, ao longo do mês, confira se o realizado parcial de cada conta está dentro do orçado (gerencie com flexibilidade);
  4. Faça um fechamento mensal orçado x realizado: ao final de cada mês, faça um balanço e uma análise. As receitas foram atingidas? Houve estouro do orçado nas despesas? Em quais contas? Gastou muito em algo desnecessário? Ou está tudo sob controle? Quais conclusões você tira para o mês seguinte?

Pratique essas 4 dicas e tenha mais tranquilidade e menos ansiedade em relação ao seu dinheiro!

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