Muito se fala em liderança servidora, espírito de equipe, colaboração… Mas o que vemos nas empresas são chefes dando ordens, profissionais individualistas e competitivos e toda a teoria caindo por terra!
Atuo profissionalmente há mais de 20 anos, dos quais dediquei mais de 10 a temas sobre como ter melhores resultados no trabalho! E nessa jornada, descobri algumas verdades! Seguem algumas:

1. Não se transforma uma realidade de um setor ou de um grupo de pessoas com palestras motivacionais ou discursos emocionados e impactantes! A mudança de CULTURA ocorre direto da trincheira, no campo de batalha e através de MÉTODOS que promovam a mudança nas relações entre as pessoas, na definição das metas e na gestão de expectativas entre cliente e fornecedor;

2. O chefe (seja gestor ou dono da empresa) precisa mudar a sua postura, saindo o gerente controlador e entrando o líder CLIENTE. Fazer a gestão de stakeholders-clientes, entender necessidades, fazer acordos, negociar e gerir expectativas é o foco!

3. Enquanto isso, o TIME precisa sair de um modo “funcionários individualistas desmotivados” para o modo time FORNECEDOR. Entender as expectativas do cliente, saber negociar, gerenciar os outros membros do time para que cumpram a meta do grupo, identificar, mudar ou excluir os membros improdutivos e gerenciar todo o trabalho.

4. Um líder que facilite o trabalho e as relações cliente x fornecedor, que garanta a implementação do método e o cumprimento de cada cerimônia, removendo quaisquer impedimentos que bloqueie o time de produzir! Não controla, mas serve o time para que eles obtenham o que precisam para cumprir 100% do acordo.

Passei 5 horas e meia numa reunião praticando tudo isso: formando o gestor pra ser cliente, formando o time pra ser fornecedor (não existe mais chefe e funcionários) e mentorando ambos para que entendam as fronteiras de suas responsabilidades, suas atitudes e posturas para que se sintam mais produtivos e felizes com seus resultados no trabalho! Mudar uma cultura e reeducar profissionais leva tempo, não é fácil, mas é prazeroso por um novo significado ao trabalho!

Por Alércio Bressano